A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA SOCIAL – TURMA CURITIBA está com inscrições abertas para quem quer iniciar o curso a partir do 2º ano. Os 4 módulos anteriores relativos ao 1º ano, serão oferecidos após o 3º ano.
O QUE É PEDAGOGIA SOCIAL?
PEDAGOGIA SOCIAL é a educação dos grupos pelo qual o indivíduo no grupo amadurece socialmente, é realista tanto no que diz respeito a seu propósito quanto a sua metodologia. Ela busca a maturidade, o ser verdadeiramente adulto que tem sua expressão na aceitação.
A PEDAGOGIA SOCIAL por princípio está orietanda para o presente, o agora, a atualidade.
Atua a partir da confiança de que experiências sociais vivenciadas ao longo da vida passarão por desintegrações e reintegrações, ajudando permanentemente na construção de formas sempre mais elevadas e maduras de ser humano.
A PEDAGOGIA SOCIAL faz parte do movimento de educação de adultos na qual o indivíduo é ao mesmo tempo educador e educando.
Na PEDAGOGIA SOCIAL nos defrontamos com distúrbios na relação do próprio crescimento interior do indivíduo em relação ao ambiente social; e neste sentido é movida pelo desejo de ajudar, curar e educar.
A PEDAGOGIA SOCIAL situa-se entre a PEDAGOGIA INDIVIDUAL ( aspecto da Educação voltado para o desabrochar das potencialidades presentes no indivíduo) e a PSICOTERAPIA ( visão do ser humano como um ser em desenvolvimento em toda sua vida, nunca sendo, mas sempre vindo a ser) ao incorporar o conceito de desenvolvimento, transforma o ser humano e as condições sociais, em objetivo do trabalho.
A PEDAGOGIA SOCIAL está relacionada ao “aprender pela vida” que só se torna educação quando intencionalmente são criadas situações nas quais tem lugar uma concentração de experiências sociais.
O QUE FAZ O PEDAGOGO SOCIAL?
Na Pedagogia Individual o educador deverá saber previamente o que quer ensinar ao aluno, formula um plano de ensino e deverá saber as soluções dos problemas.
O PEDAGOGO SOCIAL não dispõe de um programa neste sentido e para ele não se trata de transmitir conhecimentos e habilidades pré-definidos , sendo que o certo e o errado não estão previamente definidos.
O PEDAGOGO SOCIAL utiliza das situações reais que surgem no grupo para criar processos de aprendizagem, sabendo ser parte do mesmo e querendo ser co-participante do jogo; desenvolvendo presença de espírito e atitude pessoal de continuamente querer aprender.
Sua tarefa é fazer fluir processos no qual a desintegração de uma situação social pode ser conduzida a uma reintegração, surgindo uma nova situação social que por sua vez solicita uma solução seguinte.
DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO SOCIAL
Há 2 formas distintas de desenvolvimento do ser humano:
1- Através de um processo de aprendizagem mais individual pelo qual as capacidades pessoais são desenvolvidas e conteúdos culturais são assimilados.
2- Através de um processo de aprendizagem social pelo qual o ser humano se integra a grupos cada vez mais amplos, assumindo responsabilidades
Um dos campos sociais mais importantes na fase adulta é a vida professional na qual o indivíduo é colocado em meio a um grupo de pessoas com as quais deve estabelecer uma relação.
Num primeiro momento a pessoa terá que conquistar uma posição no grupo, em outras palavras tornar-se visível como indivíduo, “levantar a mão”.
Não apenas terá que tornar-se visível , mas terá que reconhecer aos demais , poderá ser reconhecida e assim o grupo a aceita como membro gerando uma integração social.
O desenvolvimento social leva a pessoa a vivenciar e concretizar o vínculo com aqueles que não pertencem ao grupo e com os quais se tem um contato direto.
No lugar do grupo visível no qual a pessoa está inserida, entra o grupo invisível, ou seja, a empresa, o bairro, a cidade, o país, o continente, o mundo.
Passa-se de membro de um grupo específico a membro de uma comunidade mais ampla.
Só então a pessoa é capaz de assumir responsabilidade social e liderar efetivamente, possibilitando contrabalançar interesses de grupos entre si.
PEDAGOGIA SOCIAL é o processo de aprendizagem pelo qual o ser humano adquire maturidade social ao integrar-se a grupos cada vez mais amplos, assumindo responsabilidades, ou seja, ele cresce de parceiro, vizinho, colega de trabalho para contemporâneo.
A PEDAGOGIA SOCIAL parte do entendimento de que cada forma de desenvolvimento significa dar novo corpo ( gestalt) num processo de criação ativa que faz surgir novas estruturas, promovendo a força integrativa do organismo para que a “forma social” não vá ao caos na crise, mas a uma forma mais elevada de integração.
Podemos observar saltos no crescimento da empresa individual para a micro-empresa, da micro para média e para a grande empresa.
O crescimento acontece de forma gradual através de níveis de integração, e é a força integrativa da comunidade dessa organização que determina se estes saltos levarão ao caos e dissolução ou para formas superiores de comunidade.
PEDAGOGIA SOCIAL NA PRÁTICA
Contribuir no âmbito da vida das organizações para:
M.Fátima Helou (Presidente da Associação de Pedagogia Social)
PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO, ACESSE O LINK: www.pedagogiasocial.com.br/formacao-curitiba
PARA ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO, ESCREVA PARA: contato@institutorudolfsteiner.org.br