Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Formação em Pedagogia Social

3 de maio de 2016 · 14:00 - 6 de maio de 2016 · 13:00

A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA SOCIAL – TURMA CURITIBA está com inscrições abertas para quem quer iniciar o curso a partir do 2º ano. Os 4 módulos anteriores relativos ao 1º ano, serão oferecidos após o 3º ano.

O QUE É PEDAGOGIA SOCIAL?

PEDAGOGIA SOCIAL é a educação dos grupos pelo qual o indivíduo no grupo amadurece socialmente, é realista tanto no que diz respeito a seu propósito quanto a sua metodologia. Ela busca a maturidade, o ser verdadeiramente adulto que tem sua expressão na aceitação.

A PEDAGOGIA SOCIAL por princípio está orietanda para o presente, o agora, a atualidade.

Atua a partir da confiança de que experiências sociais vivenciadas ao longo da vida passarão por desintegrações e reintegrações, ajudando permanentemente na construção de formas sempre mais elevadas e maduras de ser humano.

A PEDAGOGIA SOCIAL faz parte do movimento de educação de adultos na qual o indivíduo é ao mesmo tempo educador e educando.

Na PEDAGOGIA SOCIAL nos defrontamos com distúrbios na relação do próprio crescimento interior do indivíduo em relação ao ambiente social; e neste sentido é movida pelo desejo de ajudar, curar e educar.

A PEDAGOGIA SOCIAL situa-se entre a PEDAGOGIA INDIVIDUAL ( aspecto da Educação voltado para o desabrochar das potencialidades presentes no indivíduo) e a PSICOTERAPIA ( visão do ser humano como um ser em desenvolvimento em toda sua vida, nunca sendo, mas sempre vindo a ser) ao incorporar o conceito de desenvolvimento,  transforma o ser humano e as condições sociais,  em objetivo do trabalho.

A PEDAGOGIA SOCIAL está relacionada ao “aprender pela vida” que só se torna educação quando intencionalmente são criadas situações nas quais tem lugar uma concentração de experiências sociais.

 

O QUE FAZ O PEDAGOGO SOCIAL?

Na Pedagogia Individual o educador deverá saber previamente o que quer ensinar ao aluno, formula um plano de ensino e deverá saber as soluções dos problemas.

O PEDAGOGO SOCIAL não dispõe de um programa neste sentido e para ele não se trata de transmitir conhecimentos e habilidades pré-definidos , sendo que o certo e o errado não estão previamente definidos.

O PEDAGOGO SOCIAL utiliza das situações reais que surgem no grupo para criar processos de aprendizagem, sabendo ser parte do mesmo e querendo ser co-participante do jogo;  desenvolvendo presença de espírito e atitude pessoal de  continuamente querer aprender.

Sua tarefa é fazer fluir processos no qual a desintegração de uma situação social pode ser conduzida a uma reintegração, surgindo uma nova situação social que por sua vez solicita uma solução seguinte.

 

DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO SOCIAL

Há 2 formas distintas de desenvolvimento do ser humano:

1-      Através de um processo de aprendizagem mais individual pelo qual as capacidades pessoais são desenvolvidas e conteúdos culturais são assimilados.

2-     Através de um processo de aprendizagem social pelo qual o ser humano se integra a grupos cada vez mais amplos, assumindo responsabilidades

 

Um dos campos sociais mais importantes na fase adulta é a vida professional na qual o indivíduo é colocado em meio a um grupo de pessoas com as quais deve estabelecer uma relação.

Num primeiro momento a pessoa terá que conquistar uma posição no grupo, em outras palavras tornar-se visível como indivíduo, “levantar a mão”.

Não apenas terá que tornar-se visível , mas terá que reconhecer aos demais , poderá ser reconhecida e assim o grupo a aceita como membro gerando uma integração social.

O desenvolvimento social leva a pessoa a vivenciar e concretizar o vínculo com aqueles que não pertencem ao grupo e com os quais se tem um contato direto.

No lugar do grupo visível no qual a pessoa está inserida, entra o grupo invisível, ou seja,  a empresa, o bairro, a cidade, o país, o continente, o mundo.

Passa-se de membro de um grupo específico a membro de uma comunidade mais ampla.

Só então a pessoa é capaz de assumir responsabilidade social e liderar efetivamente, possibilitando contrabalançar interesses de grupos entre si.

PEDAGOGIA SOCIAL é o processo de aprendizagem pelo qual o ser humano adquire maturidade social ao integrar-se a grupos cada vez mais amplos, assumindo responsabilidades, ou seja, ele cresce de parceiro, vizinho, colega de trabalho para contemporâneo.

A PEDAGOGIA SOCIAL parte do entendimento de que cada forma de desenvolvimento significa dar novo corpo ( gestalt) num processo de criação ativa que faz surgir novas estruturas, promovendo a força integrativa do organismo para que a “forma social” não vá ao caos na crise, mas a uma forma mais elevada de integração.

Podemos observar saltos no crescimento da empresa individual para a micro-empresa, da micro para média e para a grande empresa.

O crescimento acontece de forma gradual através de níveis de integração, e é a força integrativa da comunidade dessa organização que determina se estes saltos levarão ao caos e dissolução ou para formas superiores de comunidade.

 

PEDAGOGIA SOCIAL NA PRÁTICA

Contribuir no âmbito da vida das organizações para:

  • desenvolvimento das lideranças
  • elaboração do planejamento
  • formação dos colaboradores
  • ampliação das relações sociais
  • promoção da aptidão social que possibilita ter domínio sobre os problemas de equipe, de interação e sobre o trabalho pedagógico criativo em grupo.

M.Fátima Helou (Presidente da Associação de Pedagogia Social)

 

PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO, ACESSE O LINK: www.pedagogiasocial.com.br/formacao-curitiba

PARA ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO, ESCREVA PARA: contato@institutorudolfsteiner.org.br

 

Detalhes

Início:
3 de maio de 2016 · 14:00
Final:
6 de maio de 2016 · 13:00
Evento Categoria:

Organizador

Instituto Rudolf Steiner
Telefone:
(41) 99643-0949
E-mail:
contato@institutorudolfsteiner.org.br
Website:
www.institutorudolfsteiner.org.br

Local

Universidade da Ciência Espiritual
Rodovia BR 277, Km 116
Campo Largo, PR Brasil
+ Google Map