Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra A vida de Hilma Af Klint

5 de junho de 2018 · 19:30 - 21:30

ENTRADA FRANCA

Palestra interativa seguida de lançamento do livro As cores da Alma – A vida de Hilma af Klint

por Luciana Pinheiro

Conhecer a biografia de Hilma af Klint pode ser a abertura de uma janela de percepção para o mundo da alma e Luciana propõe este mergulho para estudantes, educadores, artistas e para todos aqueles que buscam inspiração na vida e na obra desta mulher além de seu tempo.

Hilma af Klint cartografou o invisível, deu a ele forma, cor e luz. A vida de Hilma e seu processo criativo envolvem temas da ordem da ciência espiritual, da alquimia e da geometria, além da visão histórica da complexa virada do século XIX para o século XX. A artista vivenciou duas grandes guerras, testemunhou revoluções na arte e na ciência e, em 1944, deixou em seu testamento o pedido de que sua obra só fosse revelada vinte anos após sua morte. É uma oportunidade, setenta e cinco anos após sua morte, para o público brasileiro conhecer o legado desta misteriosa personalidade, que tardiamente ocupa seu lugar na história da arte, com uma obra além de bela, intrigante.

• O livro – As cores da alma – a vida de Hilma af Klint é a primeira biografia da artista escrita no Brasil e procura mostrar a personalidade de Hilma como síntese de suas experiências e existência, sem reduzir a incontestável força de sua arte a apenas uma de suas esferas. Assim, o leitor poderá tomar conhecimento desde a infância de Hilma, a sua aproximação com movimentos espiritualistas na virada do século. Sua formação como pintora de paisagens e retratos a formação de seu grupo de espiritualista feminino De Fem, ao encontro com Rudolf Steiner, entre outras passagens de sua vida.

• Luciana Pinheiro Ventre é artista plástica, terapeuta biográfica e arte educadora. Como terapeuta biográfica e pesquisadora, aprofundou-se na biografia do escritor alemão Goethe e na sua “Teoria das Cores”. Estuda e trabalha com pintura meditativa e como terapeuta em processos de desenvolvimento pessoal e profissional através da metodologia biográfica aliada a arte, há mais de 25 anos. É docente em formações nas áreas da pedagogia, saúde e educação. Após dez anos de pesquisa, publica o primeiro livro em língua portuguesa sobre a vida e a obra de Hilma af Klint.

• Público alvo: público em geral, terapeutas, médicos, estudiosos e estudantes. • Duração: 2 horas •

Detalhes

Data:
5 de junho de 2018
Hora:
19:30 - 21:30
Preço:
ENTRADA FRANCA
Evento Categoria:

Organizador

Instituto Rudolf Steiner
Telefone:
(41) 99643-0949
E-mail:
contato@institutorudolfsteiner.org.br
Website:
www.institutorudolfsteiner.org.br